O QUE É?

O que é uma Instituição Financeira Cooperativa?

Imagine um banco, com todos os serviços e toda a segurança, mas com a diferença de que você participa dos seus resultados. Em vez de enviar seus lucros aos banqueiros e acionistas, uma cooperativa de crédito os divide entre os associados.

É assim que uma cooperativa de crédito funciona. Isto significa que, além de praticar as menores taxas, parte do que você paga ou recebe vai ser distribuída com o balanço do ano.

Economias desenvolvidas praticam mais intensamente o cooperativismo de crédito como instrumento gerador de crescimento e fortalecimento das economias locais.
Os principais exemplos são encontrados na Europa, especialmente na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda e Portugal. Merecem destaque também as experiências americana, canadense e japonesa.

Entre os 50 maiores sistemas bancários do mundo, 6 são bancos cooperativos, representados por: Credit Agricole, Rabobank, Natixis, Norinchukin Bank, Dz Bank e Credit Mutuel. Levantamento feito pelo Conselho Mundial de Cooperativas de Crédito (Woccu) mostra os diferentes graus de importância do cooperativismo de crédito, medida pelo percentual de cooperados em relação à população economicamente ativa, nas mais importantes regiões do mundo. O Brasil possui uma relação de 5%.

Também no Brasil, o cooperativismo de crédito vem se tornando referência de uma nova forma de relação na economia, já que se trata de um sistema financeiro sob a ótica solidária e participativa. Números consolidados das principais cooperativas de crédito do Brasil indicam que já existem cerca de 8 milhões de associados no país, distribuídos em aproximadamente 5 mil pontos de atendimento, segundo o Banco Central (2015).

Benefícios
Benefícios

Taxas atrativas

As cooperativas de crédito costumam oferecer taxas de juros mais atrativas em empréstimos e financiamentos. Como são instituições sem fins lucrativos, o objetivo principal é atender às necessidades financeiras dos associados, resultando em condições mais favoráveis do que as encontradas em bancos tradicionais.

Menores tarifas e custos

As cooperativas de crédito geralmente cobram tarifas e custos administrativos menores, com relação aos bancos tradicionais.

Distribuição de resultados

Nas cooperativas de crédito, os lucros são redistribuídos entre os associados na forma de dividendos ou melhorias nos serviços. Isso significa que ao invés de beneficiar apenas os acionistas, como ocorre nos bancos tradicionais, todos os membros se beneficiam diretamente do sucesso financeiro da cooperativa.

Participação democrática

Cada associado de uma cooperativa de crédito tem direito a voto nas decisões importantes, independentemente do valor que possui na cooperativa. Isso garante uma governança democrática, onde todos têm voz e influência nas decisões que afetam a instituição.

Foco na comunidade

As cooperativas de crédito são frequentemente focadas em atender e melhorar a comunidade local. Elas tendem a investir em programas comunitários, oferecer serviços personalizados e apoiar o desenvolvimento econômico local, promovendo um senso de cooperação e responsabilidade social.

Serviço personalizado

As cooperativas de crédito são conhecidas por oferecerem um atendimento personalizado. Como os associados são também proprietários, há um maior compromisso em entender e atender às suas necessidades financeiras de forma eficaz e humana.

SEJA UM COOPERADO UNIPRIME
Seja um associado Uniprime
Entre em contato com a cooperativa de sua região e converse com um dos nossos gerentes de relacionamento.
Nossos Produtos

Confira também

A Uniprime oferece o cartão que é a solução ideal para sua necessidade. Com ele, você realiza saques e compras em inúmeros estabelecimentos no Brasil e no exterior de forma segura – e ainda acumula vantagens quando o utiliza.
Aplicativo uniprime
Canais digitais
Faça agora o download do aplicativo e tenha todos benefícios da cooperativa sempre com você, simples, fácil e seguro. Se preferir acesse o nosso Internet Banking.